quarta-feira, 4 de junho de 2008

ROTEIRO PARA MONOGRAFIA

1- ROTEIRO PARA MONOGRAFIA

A elaboração da monografia segue um percurso metodológico que são os procedimentos iniciais do processo.

1º Passo: Para elaborar uma monografia é preciso ter um Tema interessante para estudar, um problema a ser compreendido.

O tema/problema é retirado da realidade natural ou social. É sempre fato do nosso ambiente familiar, profissional, escolar ou da nossa relação com a natureza. É na verdade, uma preocupação que temos e para resolvê-la precisamos buscar respostas mais fundamentadas, além daquelas que o senso comum oferece de imediato.

Para encontrar respostas mais convincentes é preciso realizar um estudo mais profundo do tema/problema, ou seja, temos que realizar uma pesquisa.

2º Passo: Proposto o tema, o estudante deve fazer o levantamento da bibliografia básica e complementar e, a seguir, deverá ler os livros, ou os capítulos dos livros, ou artigos que mais despertaram sua curiosidade, a partir dos títulos. Com essa leitura, irá incorporando as idéias dos autores e criando oportunidades para que a mente vá construindo suas próprias idéias.

A bibliografia poderá ser indicada pelo professor, mas ao avançar na leitura, o estudante vai criando autonomia de busca de novas fontes de conhecimento e assim construirá, por si mesmo, um processo de formação com autonomia de aprendizagem.

3º Passo: À medida que a leitura caminha, é importante fazer resumos, fichamento e sínteses pessoais dos textos para que as idéias dos autores sejam aprendidas e sirvam de ponto de partida para suas próprias idéias. Recomenda-se que sejam guardadas todas as anotações, pois sempre haverá o momento certo de serem utilizadas.

4º Passo: Feita a leitura e anotações, o estudante elabora o projeto da monografia, que é fundamental para a construção desta.

2. PROJETO DA MONOGRAFIA

O projeto de Monografia contem as seguintes partes:

  1. Título da monografia;
  2. Justificativa do estudo do tema;
  3. Revisão bibliográfica ou “O Estado da Questão”;
  4. Objetivos;
  5. Metodologia da pesquisa;
  6. Cronograma de desenvolvimento;
  7. Referências bibliográficas básicas.

A seguir, veremos o significado de cada parte.

A) TÍTULO DA MONOGRAFIA

O título indica o assunto do trabalho e com ele nomeia-se o tema da Monografia e o problema a ser compreendido.

Considera-se sempre um título geral e um subtítulo.

O título geral demonstra a amplitude do assunto e considera genericamente o trabalho.

O subtítulo indica com clareza a temática que será abordada. Atribui-se ao subtítulo maior especificidade indicando o problema que será estudado.

A escolha do tema deve atender a algumas orientações tais como:

· Estar de acordo com a área de interesse de estudo e relacionado à realidade vivida pelo estudante no seu trabalho, na família, na escola, etc.

· Ser devidamente delimitado, pois quanto mais se reduz o tema mais segurança se tem para pesquisá-lo.

· Possuir bibliografia a respeito, ser acessível e de fácil manuseio.

· Demonstrar importância para ser estudado.

· Estar devidamente problematizado, o que significa submeter o tema a perguntas (Quem? O quê? Quando? Como? Por quê? Onde?) para verificar todos os ângulos da questão e assim perceber todas as implicações que poderá propiciar.

B) JUSTIFICATIVA DO ESTUDO DO TEMA

Dizer o porquê de se estudar este tema, considerando:

  • Atualidade do tema.
  • A relevância do estudo para compreensão do problema que o tema propõe.
  • De onde partiu o interesse pelo estudo do Tema.
  • A importância do estudo do tema para a área de conhecimento em referência.

C) REVISÃO DA LITERATURA OU O “ESTADO DA QUESTÃO”

Neste item é preciso fazer uma leitura e análise de todas as obras que já tratam da temática. Assim, saberemos o que outros autores já disseram sobre o tema e por isso evitaremos repeti-los. O “Estado da Questão” é saber o que já existe produzido sobre o tema.

D) OBJETIVOS

Indicam O QUE será estudado e são de dois tipos:

a) Objetivo Geral

Define a visão geral e abrangente que se quer alcançar com a elaboração da pesquisa e da monografia.

É a questão principal do estudo. Refere-se ao problema a ser resolvido.

b) Objetivo Específicos

Indicam características específicas do problema. São a real delimitação do tema.

Representam um detalhamento do que se pretende estudar.

Obs: Os objetivos são escritos com frases curtas, começando com o verbo no infinitivo e demonstrando uma aça de realização do estudo. (perceber, investigar, compreender, buscar subsídios, procurar).

E) METODOLOGIA

São os procedimentos que serão tomados para realizar a pesquisa sobre o tema.

É a maneira como vai ser elaborada a pesquisa.

Para isso é preciso dizer o tipo de pesquisa e os instrumentos com os quais o estudo vai ser realizado.

· Indicar as fontes empíricas, documentais e bibliográficas;

· Indicar o público-alvo.

· Dizer como se vai proceder para fazer a coleta de dados.

F) CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

É a distribuição das atividades de pesquisa, da coleta dos dados e da elaboração da monografia no tempo disponível para realização do trabalho.

O cronograma deve conter todas as atividades a serem desenvolvidas desde a proposta e delimitação do tema até a entrega da monografia.

Exemplo de cronograma:

Mês/Ano

Atividade

Fevereiro/03

_Proposição do tema/ problema.

_Levantamento bibliográfico.

_Apontamentos – Confecção de fichas.

Março/03

_Elaboração do projeto de monografia e dos instrumentos de pesquisa

Abril/03

_Aplicação dos instrumentos de pesquisa e coleta dos dados.

Maio/03

_Análise dos dados.

Junho/Julho/03

-Elaboração da introdução preliminar e desenvolvimento dos capítulos.

Agosto/03

_Elaboração dos capítulos I e II.

Setembro/03

_Elaboração dos capítulos III e IV.

Outubro/03

_Conclusão pessoal.

_Revisão do texto e entrega final do trabalho.

G) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

A bibliografia corresponde ao conjunto das fontes escritas que serão utilizadas para a pesquisa.

Indica-se uma bibliografia para início de estudo, ou preliminar. No decorrer da pesquisa outras fontes serão consultadas e deverão constar da bibliografia final.

3. TIPOS BÁSICOS DE PESQUISA

São três os tipos básicos de pesquisa:

  • De campo;
  • Experimental;
  • Bibliográfica.

A pesquisa de campo (ambiente natural) caracteriza-se por buscar os dados diretamente no universo de estudo, pelo fato de que a fonte de dados é desconhecida. É específica das Ciências Sociais.

A pesquisa experimental (ambiente controlado) é aquela em que o estudante utiliza experiências de laboratório como no caso das ciências da natureza. É entendida também como levantamento de dados com finalidades explicativas, avaliativas e interpretativas, tendo como objetivos a aplicação, a modificação e/ou mudança de alguma situação ou fenômeno. (MARCONI E LAKATOS, 1988, p.19).

A pesquisa bibliográfica é a mais comum nos estudos acadêmicos, pois utiliza fontes escritas como livros, jornais, revistas, relatórios, e outros documentos. Está presente em todos os tipos de pesquisa, mas com mais especificidades nas ciências humanas.

Não é apenas a reunião de citações e paráfrases das idéias de diferentes autores.

É uma investigação crítica de idéias e conceitos; uma análise comparativa de diversas posições acerca de um problema, a partir das quais o pesquisador defenderá, de forma lógica e criativa, a sua tese.

É um levantamento bibliográfico comparando os aspectos positivos e negativos de determinado fato.

4- Organizando a Informação:

Resumo

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

  • Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários
  • Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto
  • Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.

O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

Tipos de resumo:

Resumo Indicativo ou Descritivo

Também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Um bom exemplo deste tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali você tem apenas uma idéia do enredo de que trata o filme.

Resumo Informativo ou Analítico

Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. Um bom exemplo disto são os resumos de trabalhos científicos publicados nos anais de congressos, como os da SBPC. A principal utilidade dos resumos informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais você deve realmente ler? Para saber isso, procure um resumo informativo de cada texto.

Resumo Crítico ou Resenha

Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de Resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.

Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo. A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa de leitura, na classificação sugerida por Antônio Severino.

Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:

1. qual o tema tratado pelo autor?

2. qual o problema que ele coloca?

3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?

4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever metade do seu resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter:

- informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores

- elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão

- condições de escrever um texto coerente e com organicidade

A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar:

- nos parágrafos iniciais, uma introdução à obra resenhada, apresentando:

- o assunto/ tema

- o problema elaborado pelo autor

- e a posição do autor diante deste problema

- no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando:

- as idéias centrais do texto

- os argumentos e idéias secundárias

- por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja:

- uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores

- uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.

É bom lembrar que estes passos não são uma norma rígida. Esta é a estrutura usual de resenhas, mas como a resenha é um texto escrito para publicação em revistas especializadas, cada revista cria suas próprias regras. Questões como onde escrever o nome do resenhista (se abaixo do título, no final, a quantos centímetros da margem), quantos parágrafos utilizar, o número mínimo e máximo de linhas, a utilização de tópicos e subtítulos, etc., tudo isso é definido pela revista que for publicar a resenha. Por isso, sempre que um professor pedir para você fazer uma “resenha” (um resumo crítico, já que não será publicado) você deve pedir que ele lhe dê este parâmetros. Se o professor não se pronunciar, sinta-se livre para decidir como apresentar a resenha, desde que respeitando a estrutura geral apresentada aqui e as normas de bom senso para redação de trabalhos acadêmicos

Fichamento e Fichário

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores texto / temas de sua formação acadêmico-profissional.

“Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:

1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT)

2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).

3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.

4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.

5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.

MODELO DE FICHAMENTO

Indicação bibliográfica (conforme as normas da ABNT)

1ª parte: apresentação objetiva das idéias do autor

1 – Resumo (baseado no esquema)

2 – Pequenas citações (entre aspas e páginas)

2ª parte: elaboração pessoal sobre a leitura

1 – Comentários (parecer e crítica)

2 – Ideação (novas perspectivas)

Extraído de: HUHNE, L.M. Metodologia científica. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. pp.64-65.

Fichário

O fichário não é mais do que o espaço no qual você armazena, classificadamente, as fichas produzidas por seus fichamentos.

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